Dados sobre o emplacamento de veículos no Brasil em 2021
Ao ler os dados que a Fenabrave divulgou essa semana, alguns pontos nos chamaram a atenção. O primeiro deles é que em todas as categorias (automóveis, motos, caminhões, etc), tivemos um aumento no número de emplacamentos, se comparado com 2020.
Por Aurélio Araújo
O mercado automotivo tem atravessado a pandemia vivo, mas não sem sentir os seus reflexos. Seja pela falta de peças na produção gerada pelos atrasos nas importações, seja pela falta de estoque de novos e semi-novos percebidas em todas as regiões do país. Apesar de tudo isso, ele não parou e mostra sinais claros de retomada como aponta os últimos dados que recebemos da Fenabrave sobre o emplacamento de veículos no Brasil.
Essa retomada acontece muito mais pelo esforço de todos nós que atuamos no setor do que por qualquer apoio, incentivo ou projeto estruturado de governo. A economia se move por que nós nos movemos. Novas estratégias de marketing digital, novos canais de venda, oferta de condições de recompra para combater o aumento nos preços gerado pela inflação. Tudo isso é estratégia para seguir em frente e superar as adversidades.
Ao ler os dados que a Fenabrave divulgou essa semana, alguns pontos nos chamaram a atenção. O primeiro deles é que em todas as categorias (automóveis, motos, caminhões, etc), tivemos um aumento no número de emplacamentos, se comparado com 2020. Além disso, com exceção de “veículos comerciais leves”, todos tivemos um aumento no número de emplacamentos se comparado com abril de 2021 e isso reforça que uma retomada está acontecendo no volume de negócios.
Resumo Mensal maio/2021
Fonte: Ed. 221 Informativo - Emplacamentos São Paulo, Junho de 2021. Fenabrave
Outro ponto que chama atenção no relatório é o posicionamento definitivo da Hyundai HMB entre as quatro maiores montadoras do país, substituindo o que foi um dia o lugar da Ford. Para quem acompanha o setor isso não é novidade, mas isso reforça o poder do HB20 e do Creta nas vendas.
O mercado automotivo no Brasil mudou sua cara e podemos dividir em 5 blocos. O primeiro com Volks e FIAT competindo quase que em igualdade com seus extensos lineups. Depois Hyundai e GM (GM puxada pelo Ônix). No terceiro bloco temos JEEP, Toyota e Renault. Seguidos por Honda, Nissan e a impressionante CAOA Chery que vem ganhando mais espaço a cada mês. Por último, aquelas marcas que não conseguem bater 1% do share nacional (Suzuki, Mitsubishi, Peugeot e a cansada Citroen, que sofre com apenas dois modelos: furgão e C4 Cactus).
Participação do mercado maio/2021
Fonte: Ed. 221 Informativo - Emplacamentos São Paulo, Junho de 2021. Fenabrave.
Entre os 10 veículos mais vendidos, temos uma briga entre veículos de entrada e SUVs, o que mostra que os SUVs entraram de vez no gosto do brasileiro.
Como disse recentemente o sócio-fundador da Consultoria7, Alfredo Moreira, em entrevista para o Jornal “A Tarde” de Salvador: “Os SUVs de fato caíram na graça do mercado brasileiro. No primeiro trimestre deste ano, eles responderam por 37,2% das vendas, enquanto os modelos hatch lideraram com 40,4%, o que representa apenas 12.842 exemplares a mais. O interessante é perceber que as marcas trouxeram modelos compactos e crossovers posicionados como SUVs, buscando atender à expectativa dos consumidores. Os modelos SUVs e “tipo SUVs” representam mais de 85% das campanhas de marketing digital que fazemos para mais de 20 marcas em todo o país. Eles possuem um ticket médio mais alto e uma maior rentabilidade, e o mercado brasileiro recebeu os modelos de braços e bolsos abertos, enterrando as antigas peruas”.
Ranking dos emplacamentos em Maio/2021
Fonte: Ed. 221 Informativo - Emplacamentos São Paulo, Junho de 2021. Fenabrave.
Se olharmos no acumulado do ano, fica ainda mais interessante! O domínio é do Ônix, HB20 e Renegade. Mas fica o destaque para o Compass, Creta e a Tracker que vem fazendo o dever de casa. No top 10 temos carros como o Mobi (menos de R$ 50.000,00) e o Compass (mais de R$ 100.000,00). Confesso que senti falta no top 10 do Kwid, que sempre vende muito nos nossos clientes Renault e é um dos modelos mais baratos do mercado, mas acredito que isso tenha haver com a falta que o produto tem sofrido nas lojas.
Ranking dos emplacamentos acumulado até Maio/2021
Fonte: Ed. 221 Informativo - Emplacamentos São Paulo, Junho de 2021. Fenabrave.
O mercado está se movendo, mudando e reagindo. O consumidor tem dado sinais claros dos seus desejos e preferências. Para nós do marketing digital automotivo isso é essencial para direcionarmos nossas campanhas. Para quem vende é fundamental para construir suas estratégias. Se você, por exemplo, é uma loja de seminovos e não oferta carros do top 10, você está perdendo uma grande chance de atrair o interesse do consumidor. Como disse um amigo, “dados são o novo petróleo”.