Influência das mulheres na era pós-digital e no setor automotivo
As mulheres estão assumindo postos historicamente masculinos e se dando bem!
No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, para lembrar as conquistas sociais e políticas da população feminina. Ainda hoje, a data é um marco para reivindicações por melhores condições de trabalho e igualdade de gênero, inclusive no setor automotivo.
Há quem diga que não existe mais preconceito com as mulheres nesse setor, mas o cenário é outro:
APENAS
O universo dos automóveis precisa se adaptar às novas demandas sociais e de mercado para evoluir e sobreviver na era digital. Essa virada somente será possível com a forte presença de mulheres nos cargos de comando de todas as áreas do setor.
Mas por que investir nas mulheres é importante para empresas, indústrias e área automotiva?
O ÍNDICE DE VENDAS DE AUTOMÓVEIS DESTINADAS ÀS MULHERES É DE
DOS VEÍCULOS SÃO VENDIDOS PELA INFLUÊNCIA FEMININA
A IGUALDADE DE GÊNERO ADICIONARIA
U$ 12 TRILHÕES À ECONOMIA GLOBAL
(Mckinsey & Co)
Organizações com mais colaboradoras na liderança aumentam em
a chance de alcançar desempenho financeiro acima da média
(Mckinsey & Co).
Além disso, o setor de automóveis representa aproximadamente 25% do PIB industrial brasileiro (dados da Anfavea) e as mulheres são responsáveis por movimentar cada vez mais, a economia do setor, seja como colaboradoras, clientes, empresárias, líderes. Mesmo longe do ideal, a participação das mulheres nesse mercado vem ganhando força. Pilotas de testes, instrutoras de off-road, mecânicas e diretoras de grandes montadoras.
O CENÁRIO É POSITIVO. MESMO QUE O AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO FEMININA SEJA TÍMIDO, AS MULHERES ESTÃO AGINDO COM AUDÁCIA E SEGUINDO EM FRENTE.”
– ANA THERESA BORSARI, diretora geral da Peugeot, Citroën e DS no Brasil
A Consultoria 7 está antenada às tendências de mercado e aos direitos das mulheres, atuando para garantir a presença igualitária nos setores considerados masculinos e predominados por homens, e já percebeu que o equilíbrio entre os gêneros torna as organizações mais lucrativas e inovadoras. Aqui na C7 todas as responsáveis pela criação de conteúdo, gerenciamento e interação de contas do setor automotivo são mulheres.
Isabela Gontijo
Luisa Bomtempo
Raizza Godoi
Beatriz Xavier
Stefanni Serpa
Laís Barbosa
Marissol Rodrigues
Júlia Sá
Priscila Telles
Talyane Magalhães
Laura Virgínia
Giovana Sakai
Tayná Paz
Giovanna Braga
Milca Gomes
Priscila Castro
Mulheres são mais digitais, antenadas, intuitivas, multifuncionais, colaborativas, trabalham melhor em equipe, e têm mais senso de comunidade e mais network, ou seja, possuem características imprescindíveis para que o setor automotivo não afunde nessa nova economia que está em constante evolução. Elas são o pacote completo exigido pela era digital e, num papel de liderança, tem mais condições de oferecer foco na experiência, nos serviços, no atendimento e no engajamento.
Dentre as mulheres que ocupam ou ocuparam cargos de liderança no setor, destacam-se:
Quer ficar por dentro das novidades?
Fontes
Automotive Business – estudo Diversidade no Setor Automotivo, em parceria com a MHD Consultoria. https://www.redeabdiversidade.com.br
https://abinteligencia.com.br/relatorio-presenca-feminina
https://carros.ig.com.br/colunas/autobuzz/2017-10-25/mulheres-no-mundo-automotivo.html
https://www.ibe.edu.br/homens-sao-analogicos-mulheres-sao-digitais/