Rebranding: o que é e qual a importância no marketing digital automotivo?
Assim como Peugeot e GM, várias marcas estão adotando o processo de Rebranding. Vamos entender o poder disso no marketing digital automotivo?
Para começar a falar de Rebranding, primeiramente vamos ter que conceituar o Branding, que são algumas estratégias para elevar a percepção de marca além da logo.
Desse modo, são algumas ações que visam conectar o público à marca, gerando valores para persuadir a decisão do consumidor.
Esse é um processo que toda e qualquer marca forte passa. Dentro do setor automotivo não é diferente!
Algumas das maiores marcas e “peixes grandes” do marketing digital automotivo estão em processo de rebranding… Daqui a pouco falaremos um pouco sobre eles.
Quer entender tudo sobre o Rebranding? Então termine a leitura e saiba sobre as novidades do marketing digital automotivo.
Rebranding no marketing digital automotivo
Como vimos, o Branding visa desenvolver uma percepção sensorial sobre tudo que envolve a marca, certo?
Logo, o Rebranding é a ação que apresenta um novo posicionamento, um novo pensamento e novas ações de marca, visando alterar as percepções de marca que o público tem.
Vale lembrar que, uma ação de Rebranding não se prende apenas na mudança do logotipo e da logomarca, pode ser uma mudança de nome, transformação da logo ou da visão do negócio.
Segundo o nosso coordenador de design Raphael, o Rebranding (ou redesenho de marca) é como são chamadas as ações estratégicas que buscam reposicionar uma marca no mercado e principalmente na percepção do consumidor.
Esse é um processo que deve ser minuciosamente estudado, então vamos entender as principais motivações por trás do Rebranding.
Por que realizar o Rebranding?
A recolocação no mercado pode ser influenciada por inúmeros fatores, dentre eles a mudança da própria marca e o entendimento que a mensagem não é mais apropriada.
Em outros casos, a marca pode notar que não está mais atingindo o público-alvo e a persona, então decidem traçar novos caminhos.
Esse processo não tem a ver com o tempo que a marca existe, mas sim com algumas condições externas e internas que interferem na estratégia de negócios.
Motivos principais para se realizar o Rebranding dentro do marketing digital automotivo:
- Posicionamento da empresa não condiz com uma nova visão;
- Risco de falência;
- Crise de imagem da marca;
- Mudança de público ou nicho.
Segundo nosso coordenador Raphael, uma outra motivação para um redesenho de marca é a melhorar a aplicação da logo nos aparelhos digitais, visto que estão difundidos pelo mundo.
Existem diversos motivos para se realizar essa técnica de marketing, então vamos entender melhor a aplicação do Rebranding no marketing digital automotivo, graças à Peugeot e GM.
Rebranding recente no marketing digital automotivo: GM e Peugeot.
Vamos então nos aprofundar um pouco mais sobre o Rebranding dentro do marketing digital automotivo…
Esses são grandes players do mercado de automóveis hoje, a General Motors e a Peugeot.
Ambos passaram por redesenhos de marca, vamos entender o motivo dessas mudanças e a diferença entre antes e agora.
General Motors – GM – “Everybody In”
Junto com o anúncio de novos investimentos no Brasil até 2024, a GM decidiu alterar sua identidade e redesenhar a sua marca.
A nova logo é a porta de entrada para o novo conceito da empresa, que está focada no lançamento de veículos elétricos agora.
A grande promessa é o lançamento de pelo menos 30 carros elétricos até 2025 ao redor do mundo.
Segundo a própria marca, a nova logo possui um gradiente em tons de azul, sinalizando um céu limpo e um futuro com zero emissão de gases poluentes.
Além disso, adquiriu também a marca, uma nova tecnologia de baterias que permite uma autonomia de até 724 km.
O redesenho da marca faz parte da nova campanha “Everybody In”, que em português significa “Todos Dentro”
Ela é totalmente focada na nova geração de clientes e pretende aumentar a implementação de veículos elétricos.
Esse é um exemplo recente de Rebranding no setor automotivo, que está dando super certo diga-se de passagem.
Vale lembrar que, para o marketing digital automotivo, a nova logo também tem uma aplicabilidade bem mais simples. Isso auxilia na implementação da novidade.
Peugeot: a transformação do leão
Não é novidade que 2021 foi um ano complicado em todo o mundo. Por isso, algumas marcas realizaram o processo de Rebranding…
No caso da Peugeot, não foi só isso que influenciou.
Graças à entrada no novo grupo Stellantis, a marca está assumindo um novo papel no mercado
Essa foi a principal motivação da Peugeot para modificar o símbolo da sua marca: assumir um papel mais premium na venda de veículos.
O novo emblema foi inspirado em clássicos do passado, focando no minimalismo e elegância.
Além disso, o leão perdeu a representação do corpo, passando a apresentar apenas a cabeça, e a grafia passa para a parte de cima do escudo.
A nova premissa da marca é “transformar o tempo que você passa em um Peugeot em um tempo com qualidade…”
A marca pretende subir para o nível premium e se distanciar da rival Citröen, que manterá a linha de inovação.
O universo online é a primeira aposta do Rebranding da marca, reiterando a importância do marketing digital automotivo, principalmente nos momentos em que estamos vivendo.
Mas além disso, a Peugeot mudará também o estilo da concessionária, o que fará uma afirmação sobre o seu novo lugar no grupo Stellantis.
Como o Rebranding interage com o marketing digital automotivo?
Como vimos anteriormente, o Rebranding é o novo desenho de marca para alterar a percepção do público.
Nesse caso, o marketing digital automotivo já não pode manter as mesmas estratégias que estão vinculadas à marca antiga.
Imagina só, a Peugeot com a nova identidade premium, com suas postagens, seus anúncios, landing pages, compras de palavras, ou seja, imagina toda a estratégia de marketing digital voltada para a percepção antiga?
Seria um grande problema…
O ponto chave é: quando ocorre um redesenho de marca, todas as estratégias de marketing digital devem ser alteradas e otimizadas para a nova missão e visão da marca, bem como o novo público e persona.
Dessa forma, uma estratégia de marketing digital automotivo bem alinhada com o novo desenho de marca, promove uma rápida absorção pelo público.
Isso aumenta a velocidade de absorção do novo posicionamento, tanto pelo público quanto pelo mercado, potencializando os resultados do Rebranding.
Conclusão
Dito isso, vimos os principais motivos que levam uma empresa a realizar o Rebranding e como isso é determinante para acertar nas estratégias de marketing digital automotivo.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no universo do marketing digital automotivo? Acompanhe o nosso blog e não perca nenhum conteúdo.