O coronavirus chegou. E agora, mercado automotivo?
Para toda crise existe oportunidade e existem caminhos para minimizar os problemas. Com todo mundo em suas casas conectado, o marketing digital se torna ainda mais importante. Por isso, não pare de investir em marketing digital.
Está todo mundo nervoso com o coronavírus. O agora mundialmente famoso COVID-19 trouxe uma situação crítica internacional que não víamos desde as prévias da Segunda Guerra Mundial. No Brasil, tivemos a greve dos caminhoneiros de 2018, mas aquilo foi muito pequeno diante dos desafios que temos pela frente. E se você trabalha no mercado automotivo, os desafios são gigantes.
No meio de tudo isso, dezenas de clientes, de diversas marcas e unidades da federação nos ligaram para perguntar: E agora? Alguns cancelaram eventos, outros, campanhas, outros chegaram até a fechar lojas. O fato é que o século XXI nunca presenciou nada parecido e estamos em um momento que demanda absoluta cautela. Cautela com o que dizemos, fazemos e como comunicamos.
O primeiro ponto que assusta o mercado é a quarentena. Milhares de pessoas em casa para evitar uma maior propagação da já chamada “pandemia”. É evidente que o fluxo de loja caiu e vai cair mais. E aqui vai a primeira verdade: as vendas vão declinar. Saiba disso, se prepare para isso, se organize para isso. Tenha certeza de que as pessoas estão muito mais preocupadas com o vírus e temas relacionados com a saúde (luva, máscara, álcool em gel, etc).
Quer a segunda verdade? As marcas de luxo vão sofrer primeiro. Muitos empresários e investidores já estão tendo grandes prejuízos e vão ter muito mais cautela e objeções antes de adquirir um veículo de luxo novo. Basta olhar os índices da bolsa de valores para saber que isso vai acontecer.
Ou seja, as pessoas estão focadas em pesquisa sobre o COVID-19 e suas repercussões. O showroom está vazio, porque todo mundo está em casa, e empresas e consumidores estão cautelosos com seu dinheiro diante da crise… então, o que fazer?
Primeiro, calma! Para toda crise existe oportunidade e existem caminhos para minimizar os problemas. Com todo mundo em suas casas, conectados a celulares e computadores, o marketing digital se torna ainda mais importante. Na verdade, é o canal mais importante neste momento! Por isso, não pare de investir em marketing digital! Como eu disse, as vendas vão cair, mas você não pode parar de se relacionar, mesmo que digitalmente! Mude a abordagem, mas não pare suas campanhas!
Muita gente tem sugerido campanhas para ir até a casa do cliente, o que eu particularmente acho um erro. Calma, eu explico: Você pode ser responsável por enviar um vetor de transmissão para a casa dele! Ao invés disso, ofereça um tele-atendimento personalizado, conversas por WhatsApp e Google Hangout (ou qualquer outra plataforma que você achar melhor). Se o cliente for a loja, tenha certeza que sua loja está dentro de todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Lembre-se: A saúde de todos nós está em jogo e deve ser colocada em primeiro lugar!
Não faça eventos. Foque no atendimento personalizado com agendamento prévio (a gente sempre falou que isso deveria ser a rotina), mas agora é mais importante do que nunca, afinal, com o showroom vazio, trabalhar sem agendamento é pedir para não vender! Com todo mundo em casa navegando pela Internet, esse é um ótimo momento para gerar leads com marketing digital e de se relacionar com a sua base de contatos de maneira responsável e respeitando o momento que vivemos.

A BMW fez esse post acima. Ele foi sutil e respeitoso. E e a marca abriu uma possibilidade responsável. Mas ela é uma montadora, tem perna para segurar uma crise desse tamanho, né? A gente acredita que sim… Mas e você que está na ponta? Como oferecer o sonho do carro novo diante de uma crise global? As pessoas em suas casas continuam sonhando, e entre elas existem vários ainda dispostos a efetuar a compra, por isso cada lead nesse momento vale ouro e precisa ser tratado com o todo o cuidado.
Verifique a abordagem do seu CRM! Lembre-se: seja humano! Reduza a pegada do bom e velho “varejão”. Ajude a comunidade com informações seguras sobre a pandemia e se coloque à disposição, envie materiais sobre o carro… como eu disse antes: se relacione!
Os leads vão diminuir, as vendas também, mas parar não é uma opção! Com uma abordagem correta, poderemos superar esse momento e contribuir para um ciclo econômico melhor. E quando tudo passar, você terá leads bem aquecidos, uma carteira maior e clientes que enxergam respeito na sua marca!
Isso que estamos falando vale hoje, a cada dia o cenário muda! E tem mudado rápido, mas não fique parado e conte com a gente!
Vamos em frente!
